G J Consultoria Empresarial e Treinamento EIRELI. Informativo Empresarial – Ano VI – N. 21 – Novembro/2012

Ministério da Justiça e o combate à lavagem de dinheiro

O Ministério da Justiça, através do Conselho Nacional de Justiça, integra o grupo de instituições públicas que compõem o ENCCLA – Estratégia Nacional de Combate a Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Nesse grupo ainda encontramos o Ministério Público da União e dos Estados, Judiciário, Policiais, SUSEP, Tribunal de Contas da União, CVM, Banco Central, Advocacia Geral da União, Federação Brasileira de Bancos, dentre outros órgãos públicos da esfera estadual de não menor relevo.

A ENCCLA foi instituída em 2003 e é coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça. Em 2006, incluiu-se na ENCCLA a coibição da corrupção, visto que, esse crime é antecedente da lavagem de dinheiro e dos cartéis.

A ENCCLA está analisando riscos e desvios em licitações e contratos vinculados à realização da COPA DO MUNDO de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

O Ministério Público de São Paulo, ganhou relevo na ENCCLA, desde que criou o SIMBA – Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias, instrumento para rastrear contas e aplicações financeiras, notadamente em fraudes à licitações.

Se você quiser conhecer mais sobre ações e metas do ENCCLA, acesse o portal do Ministério da Justiça : http://portal.mj.gov.br

FONTE: Ministério da Justiça e Controladoria Geral da União

Gabinete Jurídico tem um espaço aberto no INFORMATIVO EMPRESARIAL para que se manifestem pessoas e empresas através de cartas e e-mails. Informações, comunicações, sugestões e críticas são bem recebidas. Artigos também podem ser publicados. INFORMATIVO EMPRESARIAL: Publicação do GABINETE JURÍDICO. Distribuição gratuita. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte Rua das Grumixamas n. 99, cj. 111, Parque Jabaquara São Paulo SP CEP 04349-000
Telefone: (11) 2915-0853 - E-mail: contato@gabinetejuridico.com.br
Todos os direitos reservados - 2007