G J Consultoria Empresarial e Treinamento EIRELI. Informativo Empresarial – Ano VI – N. 04 – Maio/2012

Debate sobre paraísos fiscais e lavagem de dinheiro - Curioso Incidente

No dia 12 de abril deste ano, o GABINETE JURÍDICO patrocinou um evento para debater o tema dos paraísos fiscais e da lavagem de dinheiro.

Convidamos dois advogados que abordaram a problemática com maestria.

A par de um apanhado histórico sobre como tudo começou, também fizeram um levantamento da legislação brasileira que, acompanhando tendência internacional, visa coibir essa prática. Enfim, deram sua visão de como tudo terminará um dia. Oxalá seja verdade!

A mídia quando nos procurou para falar sobre o tema, focou a questão somente sob o ponto de vista fiscal, qual seja, que os paraísos fiscais e lavagem de dinheiro acabam por incentivar a sonegação fiscal. Nada obstante, entendemos que o assunto vai além. E no debate promovido, pudemos verificar isso com clareza solar.

Curiosamente nossa empresa recebeu correspondências eletrônicas, dando conta de empreendedores do bairro do Ipiranga, que praticam sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Essas correspondências foram anônimas, o que lamentamos, porque não puderam seguir adiante como denúncias.

É certo que a lavagem de dinheiro robustece a impunidade que já se faz marca registrada no país. Mas não é só. Nessa espécie de delito, segmentam-se outros mais: o refinanciamento de outras e novas atividades criminosas. E não podemos deixar de perder de vista o forte elo entre lavagem de dinheiro e corrupção no poder público.

Por conta das denúncias anônimas e de algumas ameaças sutis de que fomos vítima, tivemos que impedir que o evento fosse realizado a portas abertas. Esteve presente um pequeno grupo de parceiros que lutam pela ética neste país.

Para debater o tema controvertido, o Gabinete Jurídico contou com presença do advogado, doutor em Teoria Geral do Processo USP - SP Caio Sérgio Paz de Barros e o advogado e administrador de empresas João Batista Bassani Guidorizzi.

Foi uma pena não ter sido possível abrir a palestra ao público. Ficamos tristes com o fato da marginalidade dominar o espaço do Ipiranga e não permitir que conceitos relacionados a cidadania e a ética possam ser divulgados, ensinados, difundidos.

Entretanto, cremos não estarmos sozinhos nessa empreitada. Temos o firme propósito de repetir esse épico "PARAÍSOS FISCAIS E LAVAGEM DE DINHEIRO: como tudo começou e como tudo terminará!" E, desta feita, aberto o evento para toda comunidade do Ipiranga.

ELAINE RODRIGUES é consultora empresarial do GABINETE JURÍDICO - Consultoria Empresarial e Treinamento Ltda., empresa que desenvolve sua responsabilidade social, patrocinando palestras que discutem educação, cidadania, vida saudável e desenvolvimento sustentável.

www.gabinetejuridico.com.br

FONTE: Gabinete Jurídico

Gabinete Jurídico tem um espaço aberto no INFORMATIVO EMPRESARIAL para que se manifestem pessoas e empresas através de cartas e e-mails. Informações, comunicações, sugestões e críticas são bem recebidas. Artigos também podem ser publicados. INFORMATIVO EMPRESARIAL: Publicação do GABINETE JURÍDICO. Distribuição gratuita. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte Rua das Grumixamas n. 99, cj. 111, Parque Jabaquara São Paulo SP CEP 04349-000
Telefone: (11) 2915-0853 - E-mail: contato@gabinetejuridico.com.br
Todos os direitos reservados - 2007