Os clientes de um prestador de serviços esperam ser ouvidos, compreendidos e bem recebidos. Que a empresa prestadora de serviços se importe com eles.
Não esperam perfeição já que, empresas prestadoras de serviços se distinguem pela pessoalidade no desenvolvimento de suas atividades. Mas exigem eficiência: que a empresa resolva suas necessidades.
São mandamentos consolidadores desse objetivo:
1.) RECONHECER AS QUALIDADES dos profissionais e colaboradores que executam serviços no empreendimento. Busque DIÁLOGO, EMPATIA E RESPEITO do grupo de profissionais que estão desenvolvendo sua empresa.
2.) INVESTIR regularmente em TREINAMENTO para empregados e classe diretiva do empreendimento, estes últimos priorizando a capacidade de integração.
3.) MANTER NA EQUIPE DE TRABALHO, pessoas com os seguintes atributos:
- um profissional que exerça autoridade moral sobre o grupo de trabalhadores, pelo modelo de seu proceder e hábitos;
- um profissional altamente criativo, com habilidades distinguíveis para aumentar a produtividade em sendo necessário;
- um grupo de pessoas participativas, que trabalhem com eficiência em conjunto;
- um gerente que organize recursos materiais e humanos com competência;
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- um grupo de executivos dirigentes, que combinem humildade, conhecimento e vontade de vencer;
- um líder de visão clara, persuasivo e que incentive o grupo de pessoas participativas a alcançar desempenho máximo.
4.) Realizar um PLANO DE SUCESSÃO lastreado em um plano de carreira.
5.) CONHECER os serviços que seu empreendimento dedica-se, as relações econômicas e jurídicas que o afetam, gerenciando riscos inerentes a atividade desenvolvida. Um contador, um advogado e um bom gerente de Banco, são sempre necessários nessa conquista.
6.) DESENVOLVER UMA MARCA com características de evidência dos serviços que presta, que ateste a existência do serviço no mercado.
7.) Procurar bons preços para CUSTEAR COMUNICAÇÃO (telefonia, computadores, “internet”, panfletagem, serviços gráficos; relações públicas, etc.)
8.) Priorizar o ATENDIMENTO A CLIENTES. Atender o melhor possível deve ser uma meta.
9.) A SAUDAÇÃO ao cliente deve ser EDUCADA. O atendimento telefônico deve ser rápido, apresentando boa qualidade de voz.
10.) A recepção deve ser constituída de profissional de alto nível. Chega de colocar uma pessoa simplesmente para atender telefone. O atendente deve conhecer o serviço da empresa e saber descrevê-lo com acuidade.
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