G J Consultoria Empresarial e Treinamento EIRELI. Informativo Empresarial – Ano VIII – N. 10 – Setembro/2013

Educação de adultos - Andragogia no ambiente corporativo

A educação de adultos requer técnicas especiais, por vezes não convencionais, porque esses aprendizes já detém algum conhecimento; têm consciência do seu saber, e do seu não saber. Enfim, os adultos aprendem de modo diferente das crianças, não raro, através da participação em tarefas e grupos de estudo e, notadamente, pela experiência (aprender fazendo).

Portanto, o educador de adultos funciona mais como um facilitador do aprendizado e deve prestar bastante atenção na bagagem de vida que o educando traz. Em outras palavras, cabe ao educador de adultos valorizar a cultura do educando.

A essa ciência (de ensinar adultos) nomina-se ANDRAGOGIA e o método caracteriza-se por educar adultos a partir do compartilhamento de informações e conceitos, transformando o conhecimento numa ação recíproca de troca de experiências vividas (o ato de ensinar passa a ser uma via de mão dupla).

Para os adultos os conteúdos de aprendizagem devem ser direcionados a resolução de problemas e ter aplicação imediata, daí porque no modelo de educação androgógico, os alunos participam da elaboração do curriculum (ou grade) escolar e das fases do processo de ensino e aprendizagem.

Caracteriza, pois, a andragogia: a) o foco no processo de aprendizagem ao invés de no conteúdo; b) a participação do aluno no processo de aprendizagem e c) a flexibilidade curricular.

O principal teórico sobre o método de educar adultos foi Malcolm Knowles (in Informal Adult Education, 1950), seguido por Bob Pike e David Kolb, todos concebendo novas tecnologias de aprendizagem que, a par de valorizar as experiências dos adultos, suas expectativas e motivações, propuseram dinâmicas para aproveitar esse conteúdo.

E, assim, construíram-se os princípios da Andragogia:.

1. Necessidade do saber (o adulto tem que entender o porquê daquilo que está aprendendo);

2. Auto-orientação (o educador deve propiciar ao educando o aprendizado independente);

3. papel das experiências (o adulto tem experiência e quer contribuir no processo de aprendizagem);

4. Disposição para o aprendizado (o adulto necessita atingir resultados e metas, por isso, o aprendizado

deve calcar-se em experiências, na demonstração da aplicação e utilidade de cada conceito apresentado);

5. Orientação para o aprendizado (o educador deve ser um facilitador, porque o adulto, diferentemente da criança, tem foco);

6. Motivação (o aprendizado deve auxiliar no desenvolvimento da auto-estima, da satisfação no trabalho e na qualidade de vida).


No ambiente corporativo, assegura-se ao trabalhador pela andragogia, condições de desenvolvimento educacional no espaço de trabalho onde desempenha suas funções, ou seja, no chão da fábrica, mediante oficinas e laboratórios experimentais.

A prática é eficiente, na medida em que se valoriza a cultura dos empregados e não os submetem as rotinas desgastantes, principalmente em grandes centros urbanos onde os problemas de trânsito e transporte público são crônicos, da duplicidade fábrica-escola.

A opção pela andragogia foi acolhida no SENAI e por alguns sindicatos no país, indicando essas experiências educacionais uma construção coletiva do conhecimento dos trabalhadores além de integrá-los num contexto sociocultural que resgata sua identidade, amplia sua formação e transforma sua realidade.

Na essência, a andragogia é uma redefinição do papel do professor que ministra conteúdos para adultos. Essa ciência busca compreender o adulto como um ser psicológico, biológico e social, enfatizando o aprendizado através da experiência, dando importância às vivências, estimulando e aplicando os conteúdos trabalhados. Esse conceito busca abrir novas perspectivas de vida para o educando, orientando-o ao progresso e aperfeiçoamento contínuos, construindo uma cidadania crítica e consciente, fato que nos convida a designá-la como uma educação empreendedora, na medida em que o educando se apodera da responsabilidade pessoal pelo próprio desenvolvimento.

ELAINE RODRIGUES – CONSULTORA EMPRESARIAL NO GABINETE JURÍDICO – CONSULTORIA EMPRESARIAL E TREINAMENTO
www.gabinetejuridico.com.br
Email: contato@gabinetejuridico.com.br
Telefone (11) 2915-0853

FONTE: Gabinete Jurídico

Gabinete Jurídico tem um espaço aberto no INFORMATIVO EMPRESARIAL para que se manifestem pessoas e empresas através de cartas e e-mails. Informações, comunicações, sugestões e críticas são bem recebidas. Artigos também podem ser publicados. INFORMATIVO EMPRESARIAL: Publicação do GABINETE JURÍDICO. Distribuição gratuita. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte Rua das Grumixamas n. 99, cj. 111, Parque Jabaquara São Paulo SP CEP 04349-000
Telefone: (11) 2915-0853 - E-mail: contato@gabinetejuridico.com.br
Todos os direitos reservados - 2007