G J Consultoria Empresarial e Treinamento EIRELI. Informativo Empresarial – Ano VIII – N. 07 – Julho/2013

Contratação no Comércio Eletrônico – Nova Regulamentação

Finalmente saiu a regulamentação da contratação no comércio eletrônico. Trata-se do Decreto Federal n° 7.962, de 15 de março de 2013, cujo inteiro teor você pode acessar no link abaixo:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7962.htm

Sobre o assunto ainda recomendamos a leitura do Informativo Empresarial ano VII n°09, de março de 2012, que discursa sobre a Vídeo-Conferência realizada nas dependências do Gabinete Jurídico, abordando assuntos sobre o Comércio Eletrônico. E assim também, o Informativo Empresarial ano V n°20, de novembro de 2010, sob o titulo Consumo Pela Internet (e.commerce), cuja leitura você faz no site do Gabinete Jurídico (www.gabinetejuridico.com.br).

Em suma, a regulamentação das contratações no comércio eletrônico, impõe na construção de sites, a obrigatoriedade de informações tais como: nome da empresa, número do CNPJ, endereço físico, número de telefones de contato, características do serviço que a empresa se compromete a fornecer ou do produto oferecido à venda, discriminação de preço e despesas agregadas como frete, seguro, tributos. Modalidade de pagamento e forma de entrega dos serviços ou produtos, da mesma forma é informação obrigatória nos sites.

Os tributos que incidem na operação e normas para confecção dos documentos fiscais, estão regidas pela Lei Federal 12.741, de 8 de dezembro de 2012, para o que recomendamos leitura atenta no link abaixo:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12741.htm

Anote-se que a não observância dessa legislação, acarretará sanções administrativas previstas no Código do Consumidor: multa; suspensão de fornecimento de produtos ou serviços; suspensão temporária da atividade; revogação de concessão ou permissão de uso; cassação de licença do estabelecimento ou da atividade ou, ainda, imposição de contrapropaganda.

Portanto, não deixem de ler a íntegra da legislação nos links recomendados e colocamo-nos à disposição para quaisquer dúvidas pertinentes a matéria.

ELAINE RODRIGUES – CONSULTORA EMPRESARIAL NO GABINETE JURÍDICO – CONSULTORIA EMPRESARIAL E TREINAMENTO
www.gabinetejuridico.com.br
Email: contato@gabinetejuridico.com.br
Telefone (11) 2915-0853

FONTE: Gabinete Jurídico

Gabinete Jurídico tem um espaço aberto no INFORMATIVO EMPRESARIAL para que se manifestem pessoas e empresas através de cartas e e-mails. Informações, comunicações, sugestões e críticas são bem recebidas. Artigos também podem ser publicados. INFORMATIVO EMPRESARIAL: Publicação do GABINETE JURÍDICO. Distribuição gratuita. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte Rua das Grumixamas n. 99, cj. 111, Parque Jabaquara São Paulo SP CEP 04349-000
Telefone: (11) 2915-0853 - E-mail: contato@gabinetejuridico.com.br
Todos os direitos reservados - 2007