G J Consultoria Empresarial e Treinamento EIRELI. Informativo Empresarial – Ano VIII – N. 05 – Junho/2013

O SUPER HOMEM E O EMPRESARIADO BRASILEIRO

“O que é aquilo no céu? É um pássaro? É um avião? É um meteoro? Não. É o Superman!”

Creio que todos se lembram desse super-herói americano que alcançou fama fora do território dos Estados Unidos por décadas.

Consta nos anais da mídia que sua primeira aparição foi na década de 1930, recurso de marketing governamental para “animar” a população americana que vivenciava uma crise econômica bombástica.

E ao longo dos anos, essa figura heroica não abandonou a telinha e os telões, os vídeos games e as novelas, sempre revisada, no afã de colher mais fãs e agradar os apaixonados pelo personagem da ficção.

E aproveitando a ideia dos poderes e habilidades de Superman, chamamos a atenção do empreendedor para aprimorar suas rotinas de trabalho e alçar o sucesso ou manter-se no topo se esse objetivo já é um fato consumado na sua vida empresária.

Explorando em detalhe algum dos poderes do Super-Homem, vislumbramos no episódio de The Dark Knight Returns, que o herói, após uma explosão nuclear, restaura-se a partir da energia fotossintética disponível na vida das plantas.

Sem dúvida é da capacidade de resiliência que se aborda. Esse potencial de se recuperar facilmente ou de se adaptar às mudanças.

E quantas são as mudanças no cenário em que atua o empresário. Ora é a velocidade da tecnologia, ora a crise econômica, ou ainda uma crise institucional no país. Tudo impacta no nosso ânimo empreendedor, no ânimo do consumidor e, por consequência, na capacidade produtiva do negócio.

E se não se desenvolver a visão telescópica, que nada mais é para nós mortais, a capacidade de antever, de prognosticar mesmo, e confiar na intuição, não se consegue organizar um bom plano de trabalho.

Nesse particular, o voo do super-herói em todo o universo de galáxias nos traz outra imagem das habilidades que o empreendedor precisa desenvolver. Embora seu empreendimento siga um segmento econômico, não pode o empresário deixar de investir tempo e dinheiro para angariar conhecimentos de outros campos de atuação, de forma a não se confinar e se algemar na sua especialização.

Uma visão generalista dos segmentos econômicos pode (e muito), ampliar o raio de visão e de prognostico, que auxiliarão, sem sombra de dúvida,

no planejamento do negócio. E nessa planificação, a supervelocidade e os supersentidos poderão colocar seu produto ou serviços na lista dos mais queridos pelo consumidor.

Como é sabido, em ambiente de alta competitividade, o mais rápido e eficiente angaria mercado.

Na área de marketing, por exemplo, o poder da hipnose do herói pode ser transposta para fazer crescer a imagem da empresa, externa e internamente, pois está provado que o endomarketing é ferramenta poderosa em qualquer empreendimento.

Ora, o Super Homem permite projetar a imagem que ele quer nos olhos das pessoas. E é assim, com esse poder hipnótico, que sua equipe de vendas e marketing devem promover seus produtos e serviços, aumentando a crença das pessoas no seu negócio, sem esquecer nesse particular, de ativar a super audição, porque para conseguir sobressair-se frente a concorrência, ouvir o que consumidor final está dizendo é elemento vanguardeiro na técnica de apresentar, por exemplo, um novo produto.

Desse modo, como no decorrer dos anos o grande desafio dos cineastas que exploram a figura mítica do Superman tiveram que revisar a lista dos seus superpoderes para atender ao público tiete desse personagem, vezes expandindo-a, vezes outras limitando-a, nessa pauta deve o empreendedorismo brasileiro comportar-se. Sempre revendo suas habilidades e potencialidades, fazendo-se “mais poderoso do que uma locomotiva”, porque a competitividade e o consumidor estão gradualmente se renovando.

Então, o nosso recado é: ativemos nossa memória eidética acerca do personagem, para inovar ou aprimorar nossa capacidade de empreender. E se está difícil para você, podemos ajudá-lo com estratégias de marketing e planejamento de negócios e tributário, porque, a final, somos especializados no sopro congelante da ineficiência.

ELAINE RODRIGUES – CONSULTORA EMPRESARIAL NO GABINETE JURÍDICO – CONSULTORIA EMPRESARIAL E TREINAMENTO
www.gabinetejuridico.com.br
Email: contato@gabinetejuridico.com.br
Telefone (11) 2915-0853

LUIZ CARRETI é consultor contábil da PRUDENCE CONSULTING
www.prudence.com.br
Email: luiz@prudence.com.br
Fone : (11) 2914-6971.

FONTE: Gabinete Jurídico

Gabinete Jurídico tem um espaço aberto no INFORMATIVO EMPRESARIAL para que se manifestem pessoas e empresas através de cartas e e-mails. Informações, comunicações, sugestões e críticas são bem recebidas. Artigos também podem ser publicados. INFORMATIVO EMPRESARIAL: Publicação do GABINETE JURÍDICO. Distribuição gratuita. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte Rua das Grumixamas n. 99, cj. 111, Parque Jabaquara São Paulo SP CEP 04349-000
Telefone: (11) 2915-0853 - E-mail: contato@gabinetejuridico.com.br
Todos os direitos reservados - 2007