G J Consultoria Empresarial e Treinamento EIRELI. Informativo Empresarial – Ano VII – N. 31 – Setembro/2012

SESC CONVIDA GABINETE JURÍDICO PARA PALESTRA SOBRE LEI MARIA DA PENHA

O Serviço Social do Comércio - SESC Santo Amaro, numa iniciativa louvável, no mês de setembro cedeu espaço para um debate sobre a Lei Maria da Penha.

O Gabinete Jurídico foi convidado para oferecer informações sobre a Lei aos funcionários e comunidade local.

O debate iniciou com o Professor e Doutor em Teoria Geral do Processo pela USP/SP, Caio Sérgio Paz de Barros seguido do Sargento Carvalho da Polícia Militar, na pauta de evento similar promovido no espaço do Gabinete Jurídico no ano de 2011.O debate iniciou com o Professor e Doutor em Teoria Geral do Processo pela USP/SP, Caio Sérgio Paz de Barros seguido do Sargento Carvalho da Polícia Militar, na pauta de evento similar promovido no espaço do Gabinete Jurídico no ano de 2011.

A curiosidade no evento foi que a comunidade local atendeu ao apelo para assistir e participar do debate, contudo, houve recusa dos funcionários, temendo identificação com o tema.

Ficou claro mais uma vez, porque o episódio é corriqueiro em eventos para discussão da Lei Maria da Penha, que o público alvo (vítimas de violência doméstica) ficam constrangidas diante da realidade exposta, notadamente pelo representante da Polícia Militar, que sendo o primeiro a dar atendimento em casos tais, sempre descreve situações dramáticas de seu dia a dia.

O público que comparece nesses debates, via de regra, são assistentes sociais, educadores, psicólogos, médicos, ou seja, técnicos que enfrentam, no seu cotidiano, o atendimento às vítimas de violência doméstica. No SESC não foi diferente.

A intimidação e as sequelas psicológicas que a violência doméstica provoca são tão expressivas que afastam as vítimas da oportunidade de se informarem sobre a Lei Maria da Penha e todo aparato do Estado e de organizações não governamentais (ONG) disponíveis para socorrê-las. Frustrante por um lado, mas encorajador por outro, a continuarmos nessa jornada de combate à violência doméstica.

Fica, portanto, registrado neste Boletim, a ação digna de louvor do SESC, a participação do Gabinete Jurídico no compromisso social de desenvolver a cidadania e os parabéns aos palestrantes Caio Sérgio Paz de Barros e Sargento Carvalho que, mais de uma vez, atendendo às solicitações da comunidade, comparecem em eventos de combate à violência à mulher, dignificando e abrilhantando suas profissões.

Elaine Rodrigues é Consultora Empresarial e atua no GABINETE JURÍDICO – Consultoria Empresarial e Treinamento Ltda. – www.gabinetejuridico.com.br - Telefone (11)2915-0853

FONTE: Gabinete Jurídico

Gabinete Jurídico tem um espaço aberto no INFORMATIVO EMPRESARIAL para que se manifestem pessoas e empresas através de cartas e e-mails. Informações, comunicações, sugestões e críticas são bem recebidas. Artigos também podem ser publicados. INFORMATIVO EMPRESARIAL: Publicação do GABINETE JURÍDICO. Distribuição gratuita. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte Rua das Grumixamas n. 99, cj. 111, Parque Jabaquara São Paulo SP CEP 04349-000
Telefone: (11) 2915-0853 - E-mail: contato@gabinetejuridico.com.br
Todos os direitos reservados - 2007