G J Consultoria Empresarial e Treinamento EIRELI. Informativo Empresarial – Ano VII – N. 14 – Maio/2012

Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Catástrofes

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático é uma doença mental que se desenvolve claramente depois que o indivíduo presenciou ou foi vítima de uma situação, na qual morreram pessoas ou houve grave risco de morte por acidente, violência e catástrofes naturais.

Esse transtorno é um das poucas doenças mentais que possuem uma causa sem haver discussões amplas.

As catástrofes naturais, por exemplo, levam alguns dos sobreviventes que presenciaram o falecimento de vítimas ou de pessoas que foram expostas ao risco de morte, a sintomas psíquicos e emocionais reativos à situação de risco.

Catástrofe como aquelas causadas pelas chuvas em algumas cidades do Rio de Janeiro e que causou grande número de mortes e repercutiu na vida futura dos sobreviventes, é exemplo claro de uma ocorrência desencadeadora de Transtorno de Estresse Pós-Traumático em grande escala, pois atingiu um número de moradores de uma mesma cidade ou região.

Os sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático são variados, contudo, aquele que chama mais atenção, revela-se na sensação de se estar revivendo a situação de risco repetidamente e isso prejudica padrões de sono, apetite e o bem estar pessoal ou social. Muitos passam a ficar muito tempo isolados do convívio social e familiar, numa possível tentativa de evitarem novos episódios adoecedores e desencadeadores de sofrimento.

Tanto nas catástrofes como em episódios menores e isolados, os portadores deste problema de saúde mental devem ser tratados tanto com medicação como com psicoterapia, a fim de obterem os melhores resultados.

A Sanidade Mental de alguns portadores de Transtorno de Estresse Pós-Traumático pode ficar prejudicada impedindo que trabalhem adequadamente. Estes precisarão recorrer a benefícios do INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social.



Hewdy Lobo Ribeiro é Psiquiatra Forense, Psiquiatra Clínico no ProMulher do Instituto de Psiquiatria da USP e parceiro do GABINETE JURÍDICO.

FONTE: Gabinete Jurídico

Gabinete Jurídico tem um espaço aberto no INFORMATIVO EMPRESARIAL para que se manifestem pessoas e empresas através de cartas e e-mails. Informações, comunicações, sugestões e críticas são bem recebidas. Artigos também podem ser publicados. INFORMATIVO EMPRESARIAL: Publicação do GABINETE JURÍDICO. Distribuição gratuita. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte Rua das Grumixamas n. 99, cj. 111, Parque Jabaquara São Paulo SP CEP 04349-000
Telefone: (11) 2915-0853 - E-mail: contato@gabinetejuridico.com.br
Todos os direitos reservados - 2007