G J Consultoria Empresarial e Treinamento EIRELI. Informativo Empresarial – Ano VII – N. 07 – Março/2012

CRACK: ESSA DROGA MATA?

Atualmente, a droga mais comentada nas ruas de todo o país e mais temida por toda a população chama-se CRACK.

A substância é formada pela mistura de cocaína refinada com substâncias alcalinas (bicarbonato de sódio, por exemplo), possuindo o formato de pedras, que são fumadas em cachimbos geralmente improvisados.

Há uma grande tendência em achar que essa droga é consumida somente pela classe menos favorecida econômica e socialmente, uma vez que o custo é muito baixo. Sabe-se hoje que a realidade é outra: o crack é uma droga que atinge todas as classes sociais, todos os credos, etnias, gêneros, idades e culturas. Mas o que torna o crack uma droga tão perigosa?

Assim como a cocaína, o álcool, o tabaco, e outras drogas, o crack também provoca a dependência. O individuo necessita cada vez mais da substância para obter o efeito desejado. Esse aumento do consumo é uma das características da dependência química, tornando o individuo ainda mais frágil à substância.

O crack, após ser fumado, chega ao cérebro em menos de 10 segundos, podendo seus efeitos durar cerca de 5 a 10 minutos. Provoca reações como agitação, euforia, diminuição do apetite, aumento do estado de alerta e sensação de perseguição - paranóia, popularmente conhecido como "nóia". Horas após o uso o indivíduo passa a apresentar ansiedade, irritabilidade, vontade de usar (fissura) e sintomas depressivos.

Muitas vezes os dependentes de crack apresentam sérios problemas com a justiça já que passam dias fazendo uso constante da droga, deixando de se alimentar e dormir, o que os tornam vulneráveis a comportamentos de risco como violência, relações sexuais sem uso de preservativos, vendas de objetos pessoais, além de poderem cometer ações ilegais para obtenção de drogas como pequenos roubos ou furtos.

Diante dos fatos, é extremamente importante a avaliação da sanidade mental por parte de um psiquiatra forense e/ou psicólogo jurídico para analisar as capacidades de discernimento, entendimento e determinação do indivíduo e, assim, auxiliar em processos de internação compulsória, bem como em colaborar com a justiça nos esclarecimentos de fatos que precisam de elucidar a capacidade mental e o nexo causal de um ou mais envolvidos com o processo em questão.

Sabe-se que a vida do dependente de crack acaba por ser amplamente prejudicada. Muitas vezes não possui motivação para o trabalho, para o convívio entre familiares e cuidado da vida afetiva. É comum, por vergonha do uso da droga ou por medo de lidar com essas inúmeras perdas, se distanciarem daqueles que poderiam fornecer apoio e ajuda, deixando o tratamento sempre como segunda ou terceira opção. É nesse momento que a conscientização da família e a busca por ajuda, mesmo que seja somente por parte dos familiares e amigos se faz importante!

Não se pode deixar que apenas o dependente tome a decisão para o tratamento, a família também deve procurar ajuda, mesmo porque ela também sofre, também compartilha da mesma ferida.

No endereço eletrônico www.vidamental.com.br/cursos você encontra cursos que esclarecem essa e outras dúvidas sobre a dependência química.

Clique e confira!

www.vidamental.com.br/cursos

HEWDY LOBO RIBEIRO é psiquiatra e perito forense, CREMESP 114681 e parceiro do GABINETE JURÍDICO - Consultoria Empresarial e Treinamento Ltda.
www.gabinetejuridico.com.br


FONTE: Gabinete Jurídico

Gabinete Jurídico tem um espaço aberto no INFORMATIVO EMPRESARIAL para que se manifestem pessoas e empresas através de cartas e e-mails. Informações, comunicações, sugestões e críticas são bem recebidas. Artigos também podem ser publicados. INFORMATIVO EMPRESARIAL: Publicação do GABINETE JURÍDICO. Distribuição gratuita. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte Rua das Grumixamas n. 99, cj. 111, Parque Jabaquara São Paulo SP CEP 04349-000
Telefone: (11) 2915-0853 - E-mail: contato@gabinetejuridico.com.br
Todos os direitos reservados - 2007